domingo, 19 de março de 2006

Aspectos Medievais

Aspectos da Era Medieval

  • Poder Descentralizado

“Como bem notou Georges Duby, o feudalismo é nada mais, nada menos que ‘o fracionamento da autoridade em múltiplas células autônomas. Em cada uma destas, um senhor detém o título privado o poder de comandar e punir; explora tal força como parte de seu patrimônio hereditário”.

  • A Organização Social

Os clérigos devem por todos orar

Os cavaleiros sem demora

Devem defender a honra

E os Camponeses sofrer.

Cavaleiros e clero sem falha

Vivem de quem trabalha

(Estevão de Fougères, clérigo do século XII)


  • A Ideologia


A casa de Deus, que cremos ser una, está, pois dividida em três: uns oram, outros combatem, e outros, enfim, trabalham. Os serviços prestados por uma das partes são a condição da obra das outras duas; e cada uma, por sua vez, que se encarrega de aliviar o todo. É assim que a lei tem podido triunfar e que o mundo tem podido gozar de paz (Bispo Adalbéron de Laon)

Deus quis que, entre os homens, uns fossem senhores e outros servos, de tal maneira que os senhores estejam obrigados a venerar e amar a deus, e que os servos estejam obrigados a amar e venerar o seu senhor (St. Laud de Angers)

  • As Mulheres

“Essa Idade Média é resolutamente masculina. Pois todos os relatos que chegam até mim e me informam vêm dos homens, convencidos da superioridade do seu sexo. Só as vozes deles chegam até mim. No entanto, eu os ouço falar antes de tudo de seu desejo e, consequentemente, das mulheres. Eles têm medo delas e, para se tranqüilizarem, eles as desprezam (Duby)

“A mulher é um animal que não é seguro nem estável, é odienta para tormento do marido, é cheia de maldade e é o principio de todas as demandas e disputas, via e caminho de todas as iniquidades” (Songe du Verger)

“Se a mulher é bonita, todos a desejam, e ela acabará sendo infiel; mas se não for bonita, precisará agradar muito mais e, do mesmo modo, trairá eventualmente. Se ela é sensata, está sujeita a sedução; mas se for desarrazoada ela se torna vítima” (Bloch)

  • Questões:

(FUVEST) O Feudalismo, que marcou a Europa Ocidental durante a Idade Média, resultou de duas heranças distintas, a romana e a germânica. Comente cada uma delas.

(FUVEST) Do ponto de vista político-religioso, como se explica a expansão islâmica a partir do século VII?

(UNICAMP) “A Igreja, durante a Idade Média, guiava todos os movimentos do homem, do batismo ao serviço fúnebre. A Igreja educava as crianças; o sermão do pároco era a principal fonte de informação sobre os acontecimentos e problemas comuns. A paróquia constituía uma importante unidade de governo local, coletando e distribuindo esmolas que os pobres recebiam. Como os homens ficavam atentos aos sermões, era freqüente o governo dizer aos pregadores exatamente o que deviam pregar”. (Adaptado de Christopher Hill. A Revolução Inglesa de 1640)

A partir do texto acima escreva quais eram as funções sociais e políticas da Igreja Católica na Idade Média.

(Unicamp) “Em 1128, após o incêndio da cidade de Deutz, o abade Ruppert, teólogo apegado às tradições, logo viu nesse fato a cólera de Deus, castigando o local que se tornara centro de trocas e antro de infames mercadores e artífices.” LE GOFF, Jacques, A Civilização do Ocidente Medieval. (Adaptação).

No texto acima estão algumas das principais características de uma cidade medieval. Indique e analise as características das cidades medievais.

(Unicamp) Segundo a definição de um historiador, “o cavaleiro na Idade Média é o membro da aristocracia feudal que se distingue pelo armamento, pelo gênero de vida (castelo, caça e guerra) e pela sua moral especial (fidelidade, liberdade). Os cavaleiros formam uma das três ordens da sociedade”.

Caracterize a hierarquia das três ordens da sociedade feudal

Nenhum comentário: