terça-feira, 20 de março de 2007

Democracia

Palavra de quem entende:
A questão principal que se coloca para qualquer tipo de organização humana, desde que o mundo é mundo, é a do poder. E o principal problema é o de identificar quem o detém, de verificar por que meios o conseguiu, o uso que dele faz, os métodos que utiliza e quais são suas ambições.
[José Saramago. O que é, afinal, a democracia?]

Em poucas palavras o maior escritor vivo de nossa prezada língua define o que motiva a humanidade: poder.

Neste texto, Saramago, levanta questões e reflexões da democracia como forma de governo no mundo atual, levando sempre em conta o modelo grego, que conferia participação direta de todos os cidadãos (homens-livres) nos assuntos da Polis.

Questionamentos sugeridos por ele ao nosso sistema atual:
a) a democracia deve sempre ser colocada sob questionamento. Ele considera que ela atualmente parece se revestir de sacralidade.
b) a questão da soberania. Hoje só exercitada no momento do voto, após o qual a democracia se reveste PARA o povo e não COM o povo.
c) as instituições democráticas como limitadoras da soberania: partidos, poderes etc. Tende a sugerir, além destes, novos mecanismos de participação (plebiscitos, talvez?)
d) o mercado como objetivo final da democracia, o que sugere uma democracia dos ricos sobre os não ricos, o que, evidentemente, não é democracia, mas oligarquia.

Leia o texto na íntegra:
http://diplo.uol.com.br/2004-08,a961

Nenhum comentário: